Image

O que é o QUIMI+?

O QUIMI+ surge com os trabalhos realizados e conhecimentos adquiridos pela equipa XPTON no desenvolvimento do iRain.

Se o iRain trata da rega de um jardim ou cultura agrícola, o QUIMI+ "preocupa-se" com a análise do substrato e consequente fornecimento dos nutrientes à planta.

Image

O que costitui o QUIMI+?

O QUIMI+ é constituido por 3 modulos:

  • + Equipamento de análise de substratos.
  • + Portal e APP's móveis de visualização, análise e gestão da informação e controlo de fornecimento de nutrientes.
  • + Doseadores inteligentes de fertilizantes liquidos e sólidos granulares.
  • + Portal de gestão de fertilizantes com capacidade de geração de cadernos de campo.
Image

Onde podemos usar o QUIMI+?

O QUIMI+ destina-se au auxílio automático de todo o tipo de plantas.

Pode ser usado na generalidade das culturas agrícolas para a monitorização de substratos e introdução automática de nutrientes extra.

Este pode ser usado nas tradicionais culturas em solo ou mesmo em hidroponia.

O seu uso em jardins urbanos, permite ter jardins mais vivos.

Image

Funcionamento Global

Os módulos de campo, responsáveis pela monitorização dos nutrientes de cada substrato, são constituidos pelos sensores que mais se adequam ao tipo de cultura em causa. Estes colhem a informação, processam-na e enviam-na atráves de rede sem fios para uma unidade base, sendo esta responsável pela introdução da mesma em base de dados. Na introdução em base de dados é tambem processada e são gerados alertas de acordo com os limites definidos pelo técnico responsavel pela cultura. A informação colhida pelos módulos de campo vai ser utilizada pelos doseadores inteligentes, assim, se o nível de nutrientes estiver abaixo do definido pelo técnico de culura é despoltado um evento de introdução de nutriente(s) em falta. De igual forma, a informação colhida pelos módulos de campo e que foi posteriormente introduzida em base de dados pode ser acedida atrávés do Portal Web ou mobile APP's.

O QUIMI+ interage directamente com o sistema iRain, para que em culturas com rega automática possam operar os dois sistemas de forma coordenada. Cada introdução de nutrientes é registada sendo possivel gerar de forma automática cadernos de campo com esta informação.